encontros & desencontros


O “Encontros/Desencontros” filosóficos nasceu assim quase que por acaso, embora fosse nosso desejo,  já de longo tempo,  realizá-lo. A partir da ideia de trazermos para o espaço cultural da Literacia o produto de pesquisas feitas por estudantes de mestrado e doutorado do INPE, lançamos o primeiro ensaio de apresentação dos trabalhos científicos elaborados por esses pesquisadores. Iniciamos com o tema “A questão da Amazônia – Algumas Contribuições de Pesquisas Realizadas no INPE” tendo como palestrantes a Evlyn PhD, a Josefina Moraes Arraut PhD e o Eduardo Novaes Arraut.

Desde então, já sob a coordenação do Nuno Cesar emérito notívago, timoneiro de causas perdidas  e também pesquisador do INPE, passamos a realizar quinzenalmente às quintas feiras às 20 h  novos encontros para discussão de temas variados, indo da cosmologia à escrita árabe. Essa atividade, inovadora em São José dos Campos, completa 7 anos de existência nesse mês de julho  (2017) consolidando a Literacia como importante espaço de reflexão de temas atuais, transitando da política à  astrologia, da física quântica  ao papel da paisagem na arte.

“Encontros e Des’encontros Filosóficos” , sob a coordenação de Nuno Cesar, pesquisador do INPE, em parceria com a LITERACIA,  teve  o prazer de receber o palestrante Dr. Carlos Afonso Nobreque nos brindou com momentos de grande prazer intelectual com as reflexões proporcionadas pela sua  palestra, “Ainda é tempo”. O Dr. Carlos Afonso Nobre  é cientista sênior do INPE e atualmente é Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento-SEPED do Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para Nações em Desenvolvimento (TWAS) , chefe do comitê científico do International Geosphere Biosphere Programme (IGBP) e  um dos autores do Quarto Relatório do Painel Intergovernamental em Mudanças Climáticas (IPCC).  Alguns dos momentos do evento realizado no espaço cultural da LITERACIA  ficou registrado pelo olhar de Sonia Maria.

ENCONTROS Dia 28/07 às 20h – com satisfação o Encontros/Desencontros Filosóficos tem o prazer de anunciar a vinda do Dr. João Braga, Vice-Diretor Geral do INPE, às tertúlias quinzenais na Livraria Literacia para nos presentear com uma palestra sobre Cosmologia.   O Dr. João Braga é Pesquisador Titular do INPE (Divisão de Astrofísica da Coordenação Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas – INPE), graduado em  Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (tese de doutorado desenvolvida no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, em Cambridge, MA, EUA). Tem pós-doutorado em Astrofísica de raios X na Universidade do Colorado – USA. Atualmente é Vice-Diretor Geral e Coordenador de Centros Regionais do INPE. Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Astronomia Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de instrumentação e telescópios imageadores de raios X e gama, para balões estratosféricos e satélites, estudo de explosões cósmicas de raios gama e desenvolvimento de técnicas e de software para imageamento de raios X utilizando máscaras codificadas. É pesquisador do INPE desde 1982, onde já foi Coordenador da Pós Graduação em Astrofísica, Chefe da Divisão de Astrofísica e Coordenador Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas.

Atentem para o tema :

Explosões Cósmicas e Eventos Extremos no Universo”

não percam!!!!


Leave a comment